Começa a revitalização do prédio do antigo cinema de Rio do Oeste.
13/06/2018 - 17h19 em Novidades

Preservação do patrimônio: começa a revitalização do prédio do antigo cinema de Rio do Oeste

Conclusão dos trabalhos está prevista para dezembro

Quem viveu em Rio do Oeste nos anos 50, 60 e 70 provavelmente lembra do Cine Teatro São Luiz, bem no meio da Praça. Uma opção de lazer que atraia muita gente, principalmente nos finais de semana. Atualmente, além das boas lembranças, o que resta é o prédio onde os filmes eram exibidos. Uma estrutura com mais de 60 anos, que vem sendo preservada pela Administração Municipal.

Tanto que nesta semana, começou a sair do papel um grande projeto de revitalização do imóvel. “Vamos investir R$ 250 mil na revitalização do nosso antigo cinema, com a proposta de transforma-lo em teatro e museu. O recurso foi disponibilizado pelo Ministério do Turismo, com intermédio do deputado federal Rogério Peninha Mendonça”, explica o prefeito Humberto Pessatti.

Nos dias atuais, o principal acesso era uma porta lateral, que havia ganhado uma rampa com cobertura. Isso tudo foi demolido na manhã desta quarta-feira, dia 13, para que seja mantida ao máximo a característica original do prédio. “A portaria do cinema também tinha sido fechada com tijolos, mas acabamos derrubando essa parede improvisada, para voltar a fazer na parte da frente o acesso principal. Temos uma foto bem antiga que mostra, inclusive, que havia ali uma escadaria”, ressalta Pessatti.

No interior da estrutura é feita a limpeza geral, incluindo remoção do piso e do forro. O projeto de revitalização prevê ainda a troca do telhado, pintura completa, revestimento de uma parte das paredes com azulejo e uma nova instalação do sistema elétrico. “Pretendemos estar com tudo pronto até dezembro deste ano, para a realização de uma linda festa de Natal, com o novo teatro e museu de portas abertas para receber os visitantes”, finaliza o prefeito.  

COMENTÁRIOS